Se o tema da conversa é o enduro Ipês Off Road, pode chamar o piloto Dinho Maciel para uma prosa. É com ele mesmo!
Edson de Castro Maciel, o Dinho, tem 57 anos, é de Lagoa da Prata (MG), piloto profissional que calcula já ter disputado a prova “pelo menos umas 15 edições”.
Rotina de pódio
Importante: as naturais trocas de categoria não impediram a doce rotina de subir ao pódio ao final do desafio.
“Já disputei nas categorias Elite, Over 40, 45, 50, 55, e em todas elas já subi no pódio, e muitas vezes em primeiro lugar”, conta, satisfeito, confirmando que este ano estará na categoria over 55 e que vai brigar por novo lugar de destaque na premiação.
Referências
Sua forte ligação com a prova é exemplificada com algumas citações que certamente trazem boas lembranças aos pilotos mais experientes.
“Eu estava presente nos PCs (posto de controle) da manilha, da porteira aberta e, mais recentemente, no ano passado, com as pegadinhas do roteiro, quando muitos pilotos perderam PCs”, recorda o mineiro.
Preparo em dia
Para ele, o diferencial do Ipês, e o que o deixa sempre motivado a participar, são o roteiro difícil e as trilhas de pedras: “Temos que estar com o preparo em dia senão o piloto não aguenta. Sou da época em que o morro do China era um trecho de navegação e não de deslocamento”, cita mais uma referência importante.
Quanto à prova deste ano, marcada para 6 e 7 de maio, em Lavras, ele já está se preparando e não tem dúvidas: “A expectativa é de mais uma prova espetacular, é uma das provas do ano em que vários pilotos de outros estados participam e a disputa fica mais acirrada”.
Casaco garantido!
Se não bastasse toda a admiração e o envolvimento ao longo de tantos anos com o Ipês Off Road, Dinho Maciel já tem um – novo – motivo para comemorar a edição 2023: ele foi um dos sorteados com o casaco do evento. E ficou sabendo do presentão antecipado através de um telefonema da coordenação da prova: “Como tenho uma grande amizade com o Lúcio (Pinto Ribeiro, organizador do Ipês Off Road), assim que fui sorteado com o casaco ele me ligou contando a surpresa e eu adorei!”
Texto: Misto Quente Comunicação
Fotos: Arquivo Pessoal/reprodução
Coordenação: Lúcio Pinto Ribeiro