O espírito solidário e de ajuda ao próximo, que caracteriza a trajetória do Ipês Off Road ao longo dos anos, se faz presente também nos bastidores da 21ª edicão da prova de 2021, agendada para os dias 1º e 2 de maio (competição dentro dos protocolos de biossegurança e sem a presença de público).
O coordenador do Ipês, Lúcio Pinto Ribeiro, que já encaminhou doações para o banco de alimentos do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Lavras, revela que “aqueles que pretendam também doar nós podemos entrar em contato com a entidade e encaminhar novas doações”.
Proteção do direito humano
Responsável pelo banco de alimentos do CRAS, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a nutricionista Milena Serenini Bernardes destaca a importância não só da atitude como da divulgação da necessidade de manter o estoque atualizado.
Conforme ela explica, o Banco Municipal de Alimentos é um “equipamento público de promoção e proteção do direito humano a alimentação adequada e está vinculado à Secretaria”.
Milena ressalta que a ação orientada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Lavras leva em conta, por exemplo, o número de pessoas da família, se há crianças, informações fundamentais. “O Banco de Alimentos recebe, armazena e distribui os alimentos de forma equitativa”, analisa.
Luta permanente
O envolvimento, na doação, do Ipês Off Road, uma prova tradicional e que recebe pilotos de estados diferentes do Brasil, reforça a frequente necessidade de manter em dia os estoques. “Não há como negar o momento delicado em que de certa maneira algumas pessoas que nos ajudavam hoje estão sendo ajudadas. É uma luta permanente. Só temos a agradecer imensamente a essa doação do Ipês”, conclui.
Lúcio destaca credibilidade
Lúcio Pinto Ribeiro reforça que a coordenação do Ipês Off Road vai doar uma cesta básica a cada piloto inscrito na prova. “E quem quiser fazer alguma doação espontaneamente também pode”, explica o desportista.
O limite é de 120 participantes, distribuídos em categorias diferentes. Lúcio enfatiza que o trabalho criterioso desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Lavras traz total credibilidade. “Sabemos que os alimentos serão destinados obedecendo aos critérios do cadastro que eles mantêm e assim conseguimos renovar essa tradição e contribuir da melhor forma”, avalia o organizador da prova.
Texto: Misto Quente Comunicação
Fotos: Banco Municipal de Alimentos Lavras/Divulgação
Coordenação: Lúcio Pinto Ribeiro