Com o maior número de participantes nos últimos anos na prova – 120 pilotos de dez estados, chegou ao final, no início da tarde deste domingo, a 24ª edição consecutiva do Ipês Off Road, que teve como ponto de largada e chegada, nos dias 4 e 5, o Parque Quedas do Rio Bonito e contou pontos para o Campeonato Brasileiro, o Campeonato Mineiro, a Copa Sul-Minas de enduro de regularidade e a Copa Sul Mineira de Regularidade.

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Lavras, By Motos e BMP Special Parts e foi um grande sucesso.

   Quatro percursos

Foram cumpridas quatro médias diferentes de velocidade em quatro percursos diferentes, respeitando-se, desta forma, os limites de cada categoria. No primeiro dia, o maior percurso teve um total de 125 quilômetros. No segundo dia, foram 120 quilômetros em média.

Pódio da categoria Elite: os melhores do Brasil em Lavras

Resultados do Ipês Off Road

O piloto Luciano “Lulu” Vasconcelos Paiva, de Sete Lagoas(MG), teve o melhor desempenho na Elite ao longo dos dois dias do desafio e sagrou-se bicampeão do Ipês.

Confira, abaixo, o resultado final do 24º Ipês Off Road em todas as categorias:

CLIQUE AQUI E CONFIRA Ranking_Todas_ENDURODOSIPES2024_final

 

Resultados da Copa Sul-Minas

Também na categoria Elite o piloto capixaba Jomar Grecco foi o primeiro colocado da Copa Sul-Minas, competição que teve duas etapas disputadas este ano: a primeira em Três Coroas (RS) e a segunda em Lavras (Ipês Off Road).

Confira, abaixo, o resultado final da Copa Sul-Minas em todas as categorias:

CLIQUE AQUI E CONFIRA Ranking_Todas_COPASULMINAS2024_R2

 

Prova dura sim, mas muito gostosa

“Só de andar de moto no final de semana aqui já é uma satisfação. Ser campeão então…”

O depoimento do piloto mineiro Vinícius Moraes, o Galego, da categoria Elite, assim que concluiu o segundo dia do 24º Ipês Off Road, no final da manhã deste domingo, dia 5, em Lavras, traz uma ideia do que representa a prova com dois dias de trilha, considerada uma das mais duras, técnicas e ao mesmo tempo mais gostosas de todo o Brasil na modalidade, disputada num cenário exuberante.

“É o tipo de prova que faz o cara terminar feliz”, concorda o piloto também da categoria Elite, Emerson Loth,  de Curitiba, destacando que as características do Ipês agradam em cheio os participantes do enduro de regularidade de motos.

   SOS Rio Grande do Sul

Se dentro da trilha a competição reuniu os principais pilotos da modalidade em diferentes categorias, nos bastidores ficou marcada a solidariedade não só aos pilotos e à comunidade em geral do Rio Grande do Sul, afetada por fortes enchentes.

O organizador do Ipês Off Road e do Enduro da Independência, Lúcio Pinto Ribeiro, lançou uma campanha que possibilita a transferência de valores em pix – devido à situação de momento, não é possível fazer chegar doações.

“O povo gaúcho é guerreiro. Vamos ajudar agora da melhor maneira e tenho certeza que as pessoas do estado irão novamente demonstrar novamente a incrível capacidade e força de trabalho”, observa Lúcio.

Pódio feminino com a gaúcha Regina e a capixaba Késsia

   Pilotos gaúchos emocionados

Na chegada da prova, antes mesmo da premiação, alguns representantes do Rio Grande do Sul não esconderam a emoção.

Regina Formaggio da Silveira, de Osório (RS), inicialmente abriu seu coração para a prova: “Sou fã de Lavras, adoro esse chão”, afirmou, referindo-se às características da trilha.

Em seguida, se emocionou ao lembrar da tragédia e fez questão de agradecer ao marido, o também piloto Marcos, que mesmo não tendo participado do segundo dia de prova, na categoria Intermediário, fez questão de apoiar a esposa: “Ontem (sábado) pensei em desistir, mas queria muito terminar esta prova. Marcão ficou por mim, é aniversário dele hoje e por isso dedico minha participação a ele”.

Regina e a capixaba Késsia Pires Tristão, de Domingos Martins (ES), travaram um bonito duelo na categoria feminina, se alternando na liderança.

 

Texto: Misto Quente Comunicação

Fotos: Léo Tavares

Coordenação: Lúcio Pinto Ribeiro