Em clima de solidariedade aos pilotos e a toda a população do Rio Grande do Sul, começou a ser disputado, na ensolarada manhã deste sábado, dia 4, em Lavras (MG), o 24º enduro de regularidade de motos 24º Ipês Off Road, válido pelo Campeonato Brasileiro, Campeonato Mineiro e Copa Sul-Minas.
Cerca de 120 pilotos de todo o Brasil, representando dez estados e distribuídos em 12 categorias, largaram do Parque Quedas do Rio Bonito, para um percurso de cerca de 125 quilômetros com quatro médias diferentes de velocidade, tendo como ponto de chegada, a partir de 15, novamente o bem estruturado Parque.
Neste domingo, dia 5, a largada do segundo e último da de prova, no mesmo local, está marcado para 7h. A cerimônia de premiação está programada para ter início às 14h, no local de largada e chegada, Parque Quedas do Rio Bonito.
Campanha de arrecadação
Na abertura do evento, já no hasteamento das bandeiras e posteriormente no pódio, os pilotos gaúchos foram representados. O organizador da prova, Lúcio Pinto Ribeiro, lamentou profundamente a tragédia das enchentes na região Sul do Brasil e aproveitou para divulgar que foi aberta uma campanha e uma conta em que as pessoas podem fazer transferência via pix para tentar amenizar o sofrimento e ao mesmo tempo contribuir com o reerguimento das comunidades afetadas pelas enchentes.
Companheirismo é marca registrada da modalidade
Lúcio destacou que o espírito de amizade e companheirismo, característicos da modalidade, serão importantes neste momento de dificuldade enfrentado pela população gaúcha. O organizador lembrou que a primeira etapa da Copa Sul-Minas foi disputada, há cerca de dois meses, na região de Três Coroas (RS), também vitimada pela tragédia. O apoio traduz, de uma forma amigável, a presença de mais de 10 pilotos do sul na edição 2024.
O piloto Eduardo Veneroso falou em nome dos pilotos gaúchos inscritos na prova: “Nem as mídias nem os vídeos conseguem transmitir o que está ocorrendo lá no Sul. É uma tragédia sem precedentes”, afirmou, observando que dezenas cidades e regiões estão ilhadas neste momento.
A prova
Os primeiros a largar foram da categoria Elite. As características das trilhas da região, com as sempre citadas pedras no caminho, servem de estímulo para o atual campeão do Ipês, o mineiro Luciano Paiva, de Sete Lagoas: “Gosto desse tipo de terreno”.
O grid da categoria Elite reúne os melhores pilotos brasileiros da modalidade num tira-teima de tirar o fôlego em dois dias de prova. Nomes como Emerson Loth, o Bomba (PR) e Jomar Grecco (ES) estão sempre entre os favoritos nas disputas por todo o País. ”A prova aqui é muito boa, muito técnica”, afirma Jomar.
Estão representados pilotos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espirito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Pernambuco e Piauí.
Resultado
Confira o resultado do primeiro dia do 24º Ipês Off Road.
Clique aqui para conferir o Resultado_ProvaPG_IPES_DIA_1
Texto: Misto Quente Comunicação
Fotos: Léo Tavares
Coordenação: Lúcio Pinto Ribeiro