Palco de largada do Ipês Off Road 2020, programado para os dias 7 e 8 de novembro, com toda a infra-estrutura para sediar eventos de grande porte, o Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, oficialmente denominado Parque Municipal Florestal Abraham Kasinski, é uma propriedade particular aberta ao público localizada no município de Lavras, Minas Gerais, no Brasil.
Criado em 14 de julho de 1976 pela Lei Municipal nº 1042, o Parque possui uma área de 235 hectares com remanescentes da mata atlântica da serra da Bocaina.
A propriedade, mantida pela Fundação Abraham Kasinski, constitui a maior área verde do município de Lavras, com diversidade de espécies e vegetação primitiva de grande importância para pesquisadores e especialistas de todas as áreas.
O parque apresenta vários atributos naturais interligados: relevo, fauna, flora e uma área natural preservada com cachoeiras. Possui infraestrutura com piscinas, restaurante, trilhas para caminhada, circuito de arvorismo, playground, mirante com vista de todo o parque, tirolesa, um amplo estacionamento para visitantes e lagoa com pedalinho.
A Fundação Abraham Kasinski
Em 1951, o empresário paulista Abraham Kasinsky fundou, com a ajuda do irmão, a maior empresa de autopeças do Brasil, a Cofap, que ele presidiu por 50 anos. A empresa mantém unidade em Lavras desde 1987, hoje, sob a égide do grupo italiano Magneti Marelli.
Em 6 de agosto de 1993, Kasinski criou a Fundação Abraham Kasinski, mantenedora do Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, área ecológica localizada no município de Lavras, criado em julho de 1976.
Estudos da UFLA*
O Parque Quedas do Rio Bonito é o único parque metropolitano da cidade de Lavras, Minas Gerais. Localizado fora do perímetro urbano, possui, como principal objetivo, a preservação ambiental. É, ainda, muito utilizado como atração turística, possuindo grande importância para a cidade.
Texto: Misto Quente Comunicação
Fotos: Divulgação
Coordenação: Lúcio Pinto Ribeiro